Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas
mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal
É maior do que o mundo.

Manoel de Barros

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Chapada Diamantina recebe reforços para evitar incêndios em 29/09/2010

INGÁ : Chapada Diamantina recebe reforços para evitar incêndios
em 29/09/2010



A Chapada Diamantina está sendo alvo de um intenso trabalho de prevenção, monitoramento e combate a queimadas e incêndios florestais – mesmo com um número reduzido de focos de calor: sete no total, nas cidades de Seabra, Ibicoara, Utinga, Andaraí, Mucugê e Itaetê. As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através da Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec), e conta com o apoio da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD), além de órgãos estaduais e municipais.

Em Lençóis, foi instalada uma central da Cordec, que atua em parceria com o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o Instituto do Meio Ambiente (Ima), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Segundo o monitoramento realizado pelo Ingá, há cerca de quatro meses não chove nos municípios da região, sendo considerado um período crítico que se estende até novembro. O serviço de Meteorologia do Ingá revela que a tendência é que as temperaturas comecem a se elevar a partir de agora (mínimas de 15°C à 17°C e máximas variando entre 30°C e 31°C) e a umidade passe a cair oscilando entre 40 a 60%.

Até agora, a Defesa Civil já realizou a doação de 1.757 itens de proteção individual (EPIs) para os brigadistas que atuam na região. Ao todo, são 24 brigadas, com um total de 546 brigadistas espalhados em 16 municípios. Foram distribuídos gandolas, calças, botas, óculos, máscaras e meiões entre os brigadistas que atuam em Itaetê, Itacoara, Utinga, Bonito, Redenção, Andaraí, Rio de Contas, Lençóis, Remanso, Catolés, Abaíra, Morro do Chapéu e Nova Redenção.

Outras ações vêm sendo realizadas pela Sedes/Cordec na Chapada, como por exemplo, a parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para atendimento médico aos brigadistas e a realização de exames de rotina. Também um Termo de Cooperação com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com o objetivo de recuperar e ampliar o sistema de comunicação via rádio (HT), interligando diversos órgãos, prefeituras e guias turísticos. A medida irá melhorar a comunicação sobre ocorrência dos focos de incêndio e também garantir mais segurança para o ecoturismo.

Além disso, o governo abrirá licitação para locação de duas aeronaves, que as brigadas no combate ao fogo. Segundo o coordenador adjunto da Cordec Paulo Sérgio Menezes Luz, o órgão mantém convênio com dez prefeituras, com repasse de recursos do Estado, para o auxílio às brigadas voluntárias. “Os convênios em execução tem apresentado excelentes resultados”.

O trabalho da Defesa Civil inclui palestras e outras atividades de prevenção em parceria com entidades comunitárias, visando tanto a prevenção de incêndios como a preservação do meio ambiente. “A população tem que ter consciência de que cada foco de incêndio resulta em danos que demandam anos de recuperação da fauna e da flora”, alertou Paulo Sérgio Luz.

Com informações da Agecom.

Nenhum comentário: