Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas
mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal
É maior do que o mundo.

Manoel de Barros

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MOSTRA CINE CAPÃO

Cine Capão agita a Chapada Diamantina em dezembro

Mostra Cine Capão – Ano 04

Cine Capão agita a Chapada Diamantina em dezembro

Em sua quarta edição, a Mostra Cine Capão levará mais uma vez o cinema, a música e outras manifestações artísticas para a região de Palmeiras e do Vale do Capão, localizadas na Chapada Diamantina – Bahia. A jornada cultural será realizada de 06 a 18 de dezembro, com shows, mostras de filmes nacionais e internacionais, oficinas, workshops e apresentações audiovisuais.

Os destaques são para a estréia nacional do longa-metragem Na Sombra da Linha Verde, do cineasta norte americano Kaya Verruno; a homenagem ao cineasta baiano Roberto Pires, com exibição de sua obra; a sessão Novíssimos Baianos, com a nova safra de filmes produzidos na Bahia; a exibição do documentário O Homem que Engarrafava Nuvens, do badalado diretor pernambucano Lírio Ferreira; e a apresentação de Davi Moraes e da banda Folha de Chá.

“Esse ano o Cine Capão trás mais novidades que vão além da exibição de filmes. Haverá também performances, VJs e DJs, em sessão inspirada no extinto movimento Fluxus, que se caracterizava pela mescla de diferentes linguagens, com foco em artes visuais, música e literatura” pontua Gabriela Barreto, coordenadora do projeto.

Cinema baiano para todas as idades

A primeira etapa começa no Vale do Capão, com programação para crianças e adolescentes. No final da primeira semana da Mostra, acontece o Cine Parada Obrigatória, também com produções baianas.

Enquanto acontece a sessão em Palmeiras, o Capão recebe as sessões Sessão Saudações Super8tistas e Cine Cachaça, que exibirá filmes em Super 8, produzidos nas décadas de 70 e 80; com show no final da noite da banda de reggae Folha de Chá. Na sessão Cine Cachaça, a estréia nacional do longa-metragem Na Sombra da Linha Verde, do cineasta norte- americano Kaya Verruno; e também o premiado documentário de Lírio Ferreira, O Homem que Engarrafava Nuvens.

Homenagem a Roberto Pires e show de Davi Moraes

Na segunda semana de filmes no Vale do Capão, de 13 a 18 de dezembro, haverá oficinas, shows e mostras. Na programação audiovisual, haverá a Mostra Cine Capão, com cinco sessões temáticas diárias: Sessão Infantil, Sessão Juvenil, Sessão Homenageado (que este ano apresenta a obra restaurada do cineasta baiano Roberto Pires), Sessão Novíssimos Baianos e Sessão Alternativa. No sábado, o Cine Capão fecha a sua quarta edição em clima de festa, com a exibição do premiado documentário baiano Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano, de Henrique Dantas; e show do músico Davi Moraes.

Estamos muito orgulhosos de poder exibir uma programação de filmes tão diversa e com tantos bons títulos. Vamos exibir a maioria dos longas que foram produzidos na Bahia este ano”, orgulha-se Janaina Quetzal , curadora da mostra.

No último dia, acontece ainda uma apresentação do primeiro corte de edição do documentário desenvolvido pelos participantes da Oficina de Formação Audiovisual. Paralela à Mostra Cine Capão, será realizada uma oficina para um público total de 30 adolescentes, jovens e adultos do Vale do Capão, que fazem parte do Território de Identidade da Chapada Diamantina. A oficina acontecerá de segunda à sexta-feira e culminará na produção de um documentário sobre a comunidade, retratando as culturas populares locais e valorizando a identidade de seus habitantes.

Mostra Cine Capão

O projeto Cine Capão é uma realização de cineastas e produtores independentes, tem o patrocínio do IRDEB e Fundo de Cultura, através do Edital de Apoio à Realização de Mostras e Festivais Audiovisual. Também conta com o apoio da Associação de Pais e Educadores da Chapada Diamantina, do Curso de Cinema da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), da prefeitura de Palmeiras e da ENGEMISA. Através de um convênio pedagógico com a Secretaria Municipal de Educação de Palmeiras, o projeto visa realizar mostras infantis dentro das atividades curriculares das escolas públicas da região, estimulando a formação de público de cinema.

BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO OFICIAL – CINE CAPÃO 2010

-

Nenhum comentário: